Simplificando seu casamento: Convites

Com tanto conteúdo e ferramentas disponíveis na internet,  os convites de casamento estão cada vez mais fáceis de fazer em casa. Hoje existem vários sites com modelos prontos para você pegar o layout e editar, e o melhor, vários são gratuitos. Já parou pra pensar que imprimindo seu convite com o design pronto em uma gráfica, você consegue economizar bastante?

Este post traz várias dicas preciosas, desde a primeira etapa do convite até a impressão e envelopes para enviá-lo. Confira aqui:

1. Fazendo a base do seu convite:

Hoje, muita gente pre alguns noivos optam por fazer somente essa parte e enviar pelas redes sociais ou e-mail! Vários sites na internet já oferecem modelos pré-prontos de convite para você editar (e imprimir ou não) da maneira que achar melhor. O Canva oferece inúmeros layouts gratuitos – e alguns pagos se você desejar – e você só precisa escolher o modelo e alterar as informações presentes na amostra. Nesse blog você consegue acessar um passo a passo completo de como fazer seu convite no site para quem tiver dúvidas na hora de acessar. Para quem não quer se cadastrar em mais um site para ter acesso a esse material, vale conferir esse convite para baixar no word. Prontinho e bonito, é só baixar, colocar as suas informações e imprimir!

O Word e outras ferramentas da Microsoft ou da Adobe, como o Photoshop, também podem ser usadas por aqueles noivos que conseguem explorar o potencial dessas ferramentas. Se você optar por fazer seu convite do zero nesses dispositivos, alguns sites como o DaFont fornecem uma infinidade de fontes diferentes para baixar gratuitamente e incrementar os recursos do Word e outros aplicativos. Caso você queira aprender um passo a passo de convite de casamento no Photoshop, tem um super explicadinho aqui.

convite digital noivos
Site Canva e um dos layouts disponíveis para uso.

2. Imprimindo:

Como falamos acima, mandar imprimir seu convite com o design pronto em uma gráfica é super econômico, principalmente pesquisando bem orçamentos e vendo os papéis e tiragens com o melhor custo x benefício do mercado. Também é possível imprimir convites bonitos em impressoras caseiras, principalmente se forem impressoras a laser. Só tenha cuidado com as cores que podem ficar distorcidas e faça as contas: às vezes a tinta para imprimir em casa não compensa o preço de uma impressão na gráfica.

Na hora de escolher o papel, fuja do sulfite, pois ele é muito fino para o convite e pode amassar e rasgar. Opte por gramaturas entre 90 g e 250 g.

3. Envelopes:

Para incrementar o convite, você pode usar tiras de renda, papel kraft para fazer um envelope e tiras de tecido para fechá-lo. Nesse momento é soltar a imaginação! Vamos dar aqui algumas dicas de convites lindos, criativos e fáceis de fazer.

Envelope circular:

convite diy noivado
Foto: Photobucket

Para fazer esse envelope, basta recortar o papel kraft em um molde quadrado com os quatro cantos em semi círculos. Na hora de fechar o envelope com o convite quadrado no meio, você deve puxar uma ponta de cada vez ao centro, na ordem horária. Uma aba deve ficar em cima da seguinte, fazendo com que fique firme o envelope inteiro sobrado. Para finalizar, você pode colocar uma fitinha.

Envelope de papel toalha rendado:

convite diy noivado
Foto: vinewedding.etsy.com

Para esse DIY, imprima seu convite em um papel mais grosso, pois o envelope é um charme à parte, mas não irá proteger o papel interno. A ideia é super simples: pegue uma toalha rendada de papel e envolva o convite, prendendo com um barbante as extremidades.

Envelope com renda:

convite diy noivado
Foto: aslembrancinhasdecasamento.com

Uma ótima ideia para as noivas que tem renda sobrando de outros elementos do casamento, como o vestido, é enfeitar o seu envelope com elas. Só tome cuidado na hora de fazer a colagem, pois a camada de cola deve ser uniforme e fina. Essa da foto foi feita por cima de um papel kraft, que é grosso e resistente a umidade da cola.

Envelope semi aberto de papel kraft:

convite diy noivado
Foto: elo7.com.br

Esse modelo super simples, prático de fazer e lindo. Mantenha a informação mais relevante do seu convite, como os nomes dos noivos, em uma lacuna do papel. Meça bem a altura do convite e corte o papel kraft na medida de 1 +1/2 da medida. Depois é só fechar da maneira que preferir. Essa tag circular é ótima para identificar os convidados ou colocar a data já na capa do convite.

Envelope clássico de coração:

convite diy noivado
Foto: eslamoda.com

Esse é um modelo clássico de envelope, mas seu formato de coração é o diferencial. Para fazer é super simples: dobre as abas do coração no seu ponto mais alto; em seguida dobre elas na metade (lembre que é a metade das bases dobradas, sem o triângulo que ficou avulso). Está pronto o envelope para fechar! Você pode colar com adesivo ou cola ou usar uma fita como na foto.

Embalagem criativa de garrafa:

convite diy noivado
Foto: Mospen Studio

Que tal usar a criatividade e pensar outros estilos de embalar seu convite? Essa garrafa leva a mensagem super importante ao destinatário: o convite de casamento. Você pode coletar garrafas de vidro usadas, lavá-las e reaproveitar. Fica um convite de casamento lindo e surpreendente!


Postado por O Amor é Simples
Vestidos para noivas que acreditam na simplicidade do amor.

1 Comment

  1. […] como os convites, a tecnologia está a favor dos noivos nesse ponto. Hoje, é super fácil personalizar seus […]

Deixe uma resposta