Simplificando o Seu Casamento: Bolo

Para muitas noivas, um dos protagonistas da festa!

Cada vez mais estilos diferentes e novas formas de fazer essa delícia estão se popularizando. Os bolos rústicos, como naked cakes, estão super na moda. Além disso, bolos pequenos, para acompanhar cerimônias menores como mini wedding, estão ganhando espaço nos casamentos.

Mas como simplificar ainda mais um bolo de casamento?

Por isso reunimos aqui várias ideias divertidas. Mas antes, dicas práticas:

1. Faço um bolo comestível ou não?

Alguns fatores devem ser levados em conta na hora de optar por um bolo falso ou comestível. O primeiro são os custos. Bolos verdadeiros são um item que pesa no orçamento, já os bolos fakes são mais baratos, pois o material principal é o isopor. Além disso, os bolos fakes são boas opções para quem tem mesa de doces mais farta e o bolo não fará falta para os convidados.

Em locais muito quentes ou que tenham difícil acesso para entregar o bolo, como sítio ou praia, é bom pensar bem na logística antes de encomendar um bolo real. Ele pode danificar no caminho e derreter com a temperatura. Para quem quiser fazer um bolo em casa, aqui tem um tutorial bem completo para se basear!

bolo fake
As vezes não da nem para diferenciar um bolo fake de um comestível. Você consegue?
Foto: A cereja do bolo

2. Qual tamanho de bolo devo fazer?

Se você optar pelo bolo como única sobremesa ou como cardápio principal dos doces de casamento, garanta que cada convidado receba uma fatia. (Uma fatia generosa tem cerca de 100g). Já para aqueles noivos que vão fazer buffet + mesa de doces e ainda querem um bolo, o recomendado é que o número de fatias seja 60% do número de convidados, pois muitos deles não vão querer consumir um pedaço. Aqui tem um esquema ótimo de tamanhos de bolo e quantas fatias ele rende:

quantidade bolo casamento
via blog.nannaeventos.com.br

3. Estilos de bolo e ideias criativas:

Nunca foi tão fácil economizar no bolo do casamento. Os instrumentos de confeitaria estão super acessíveis, como bicos para confeitar ou pasta americana. Além disso, os bolos estão cada vez mais diversificados e você pode optar por diferentes maneiras de servir o bolo e enfeitar, fugindo do tradicional bolo branco com flores. E, com a popularização do DIY e família e amigos ajudando na festa,  vale convidar aquela pessoa da família expert em bolos pra fazer o da festa!

O que vale é usar a imaginação!

Bolo tradicional:

Para os noivos que ainda desejam um estilo tradicional de bolo, a dica é cobrir com pasta americana branca ou chantili/glacê. A pasta americana é mais difícil de trabalhar, pois exige habilidade para abrir e colocar no bolo sem quebrar ou ficar dobrada. Para quem não tem segurança ainda para trabalhar com confeitaria, fazer um chantili tradicional com creme de leite fresco e açúcar batido é uma alternativa fácil.

Você pode enfeitar com flores naturais, as mesmas que forem usadas para a sua festa. Alguns lugares vendem rendas comestíveis que podem ser usadas para decorar também, além de moldes para usar no próprio creme da cobertura e deixá-lo texturizado. Uma dica para todos os bolos é fazer um recheio firme para evitar que o bolo despenque e não fazer muitas camadas. Cuidado também com recheios mais “grudentos”, como o de brigadeiro, pois pode complicar na hora de espalhá-lo no bolo. Para o brigadeiro, adicione um pouco de creme de leite para ficar mais cremoso.

topo de bolo casamento
Foto: Love4Weddings.gr

Bolo rústico:

Os bolos rústicos estão super na moda! Para casamentos no sítio, mini weddings, casamento ao ar livre, os bolos rústicos são a pedida perfeita para combinar simplicidade e elegância. O melhor de tudo é que eles não precisam da cobertura (e ficam lindos assim). O ponto negativo é ter que se preocupar em fazer um bolo e recheios bonitos, pois não há como esconder. Para decorar o bolo você pode usar açúcar de confeiteiro, flores e frutas.

bolo rústico noivos
Foto: amigasdoclosetblog.blogspot.com
bolo rústico noivos
Foto:

Mini bolos:

Viraram tendência nos mini weddings para aqueles noivos que não dispensam o bolo como parte da decoração e fotos; mesmo não servindo para todos os convidados. Eles são super delicados:

bolo rústico noivos
Foto: icouldkillfordessert.com.br

Outras formas de servir o bolo:

E que tal inovar na hora de servir o bolo? Às vezes se torna mais prático de confeccionar e de servir aos convidados, além de sair mais em conta em alguns lugares por serem opções não tradicionais. Aqui vai alguns bolos de casamento super criativos:

Bolo no pote:

O bolo desconstruído, ou bolo no pote, é uma maneira super prática de fazer e servir o bolo. Você pode montá-lo com farelos de bolo intercalados de recheio e colocar na mesa em um suporte alto, todos juntinhos para formar um “bolo único”.  Além disso, é uma ótima opção para aqueles noivos que querem fazer um bolo fake tradicional, mas servir um bolinho aos convidados. Assim ele pode ficar distribuído na mesa de doces.

bolo no pote festa
Bolo no pote para servir na hora do casamento ou dar de lembrança aos convidados.
Foto: Amando Cozinhar

Bolo no palito:

O famoso cake pop nada mais é do que a massa do bolo convencional esfarelada e acrescida de algum doce como leite condensado, enrolada como uma bolinha e banhada no chocolate ou no foudant (tem um tutorial aqui). Ela pode não ter cara de bolo, mas acaba sendo uma opção para complementar a mesa de doces.

cake pop wedding
Esses cake pops foram presos na sua base em isopor, dando o formato de um bolo.
Foto: The Knot
cake pop wedding
Foto: suacasasuafesta.com.br

Cupcakes:

Práticos de fazer e muito bonitinhos, os cupcakes são uma ótima forma de preencher a mesa de doces e funcionar como o bolo de casamento, quando dispostos em bandejas uma em cima da outra. Na hora de servir, cada convidado pode pegar o seu e pronto! Aqui tem uma receita ótima para fazer esses bolinhos.

bolo rústico noivos
Foto: Pinterest

 

O que acharam das dicas?


Postado por O Amor é Simples
Vestidos para noivas que acreditam na simplicidade do amor.

Deixe uma resposta