Dossiê madrinhas de casamento: como manter um bom relacionamento entre todas?

Esse tema tira o sono de várias noivinhas por diversos motivos, já que manter um bom relacionamento entre todas as madrinhas nem sempre é uma tarefa fácil.

As madrinhas (em teoria) são as melhores amigas da noiva e quem vai ficar bem juntinho acompanhando cada detalhe e etapa do casamento. Se divertindo, rindo, mandando mil referências e ajudando a noiva em tudo.

É sua realidade?

 

Combinar os tons é bom quando acontece. Mas se não acontecer, segue o baile! (Via: wedding chicks)
Combinar os tons é bom quando acontece. Mas se não acontecer, segue o baile!
(Via: wedding chicks)

Pois é. A gente vê MUITO noivas que se frustraram já nos primeiros momentos: madrinhas brigando, declinando o convite, dizendo não para tudo, pulando fora ou simplesmente sumindo do mapa. Aí, o que deveria ser um momento agradável, divertido e imperdível acaba sendo uma dor de cabeça.

A gente levou um choque ao pesquisar mais o assunto e descobrir uma pesquisa feita pelo jornal inglês The Sun que mostra que 73% das noivas discutiram com pelo menos 1 madrinha e 32% ACABARAM A AMIZADE!

Por quê será que isso acontece? Como a gente gosta de descomplicar, sempre tem uma primeira resposta simples: precisa ter bom senso dos dois lados. Se cada uma se coloca no lugar da outra, é mais fácil chegar a um consenso.

Para aprofundar um pouco mais o assunto e com o intuito de ajudar a noiva a evitar futuras frustrações, a gente fez um post com os 3 principais motivos que levam a desentendimentos.

1. Grupo muito heterogêneo

A gente acha que a noiva tem que convidar quem quiser para ser madrinha, tá? Mas, dando exemplos bem reais:

  • a noiva quer ter um número X de padrinhos; então convida uma madrinha que não tem muita afinidade.
  • a noiva quer que o grupo seja composto por madrinhas que ela escolhe e pelos pares dos padrinhos do noivo.
  • a noiva cede à pressão e coloca quela prima / tia / colega de trabalho que fez uma chantagem emocional.
Quem disse que só se convida as amigas? Convide seus melhores amigos também! (Via: The Knot)
Quem disse que só se convida as amigas? Convide seus melhores amigos também!
(Via: The Knot)

Quando isso acontece, é preciso entender que as pessoas são diferentes, não tem a mesma afinidade, não gostam das mesmas coisas e é mais difícil todas concordarem e participarem da mesma forma. O melhor é simplificar: converse com todas as madrinhas e veja quem realmente quer se envolver com os preparativos. Faça um grupo só com quem tiver bem afim.

2. Apego às ‘regras’

Cor dos vestidos. Aqui todo mundo concorda que é O maior motivo de brigas. Fica lindo nas fotos. A noiva sonha após olhar tanta referência maravilhosa no Pinterest.

 

Casamento de dia com madrinhas de curto e de branco. Pode sim! (Via: Be Spoke Bride)
Casamento de dia com madrinhas de curto e de branco. Pode sim!
(Via: Be Spoke Bride)

Mas a verdade é que, na prática, na vida real real, é bem difícil fazer essa operação:

  • Porque nem todo mundo se sente bem vestindo a cor escolhida.
  • Porque comprar ou mandar fazer naquele tom é caro (aproveitando o tópico: todo mundo nos pede vestido de madrinhas, a gente quer tentar atender essa demanda logo! Por enquanto estamos fazendo um teste com este vestido de madrinha bem leve e descontraído)
  • Porque tem gente que não quer ir de longo, ou de curto, ou de salto, ou de rasterinha…

Claro que seria legal todas concordarem e a vontade da noiva ser atendida! Mas forçar e obrigar acaba criando um clima geral de desconforto e pode prejudicar a noiva mais lá para frente (com madrinha triste, frustrada, irritada, se afastando ou desistindo).

O melhor é tentar chegar a um ponto em comum. Ou nenhum ponto também e cada uma veste o que quer e a noiva usa corsages para identificar as madrinhas:

No casamento de uma das fundadoras d'O Amor é Simples, cada uma foi como quis e os corsages identificavam as madrinhas.
No casamento de uma das fundadoras d’O Amor é Simples, cada uma foi como quis e os corsages identificavam as madrinhas.

 

Combo de corsages disponíveis no nosso site!
Combo de corsages disponíveis no nosso site!

 

Eu já vi madrinhas brigando com outra porque esta estava de preto (com autorização da noiva, porque essa cor ainda é um ponto sensível pra muita gente). Se a dona da festa não se importa, porque será que elas sim? Resultado: tanto perturbaram que A NOIVA ficou chateada e incomodada no dia do casamento. Salvem a noiva, gente! Deixar as pessoas livres e em paz por suas decisões é fundamental para uma cerimônia (e uma vida) tranquila e feliz.

Madrinhas de branco? Noiva de preto? Madrinhas de preto? O resultado é: muito estilo! (Via: Marta Steward)
Madrinhas de branco? Noiva de preto? Madrinhas de preto? O resultado é: muito estilo!
(Via: Marta Steward)

 

3. Imposições financeiras

Tem um post bem polêmico que já rodou vários grupos de noiva (não vamos colocar aqui porque achamos muito baixo astral para esse blog feito com tanto amor) que é sobre a quantia de dinheiro que a noiva cobrava da madrinha.

Nisso a gente se posiciona: madrinha é para ocupar um lugar especial em tudo isso. É por amor, parceria, amizade. Tem que ser uma troca positiva. Quem casou sabe que não é para ganhar dinheiro nos presentes; é para celebrar com quem se ama. Então impor um valor financeiro não é legal MESMO. Faz as pessoas sofrerem caso elas não consigam atingir sua imposição. Faz elas dormirem preocupadas, se sentindo mal por não cumprirem sua expectativa. Faz elas desistirem também – até porque muita madrinha já gasta em roupa e salão, tem que considerar também isso.

Amizade não tem preço!

O que importa é a amizade! (Via: Wed Pics)
O que importa é a amizade!
(Via: Wed Pics)

 

A maioria dos motivos que levam à brigas ou desistências não estão relacionados a um dos pontos acima? Compartilha com a gente se você acha que essa lista tá incompleta!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta